segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atividade 3.3


CANTIGAS DE RODA

OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver um projeto interdisciplinar, por meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto aos seus familiares, focando o resgate às cantigas de roda.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a oralidade;
  • Reconhecer a função social da escrita,
  • Ampliar o reconhecimento das letras do alfabeto (reconhecer, nomear e grafar).

Estratégias:
  • Cantos e cantigas;
  • Elaboração de pauta fixa;
  • Identificação de palavras/letras em texto,
  • Montagem de palavras.

LINGUAGEM MATEMÁTICA

Objetivos Específicos:
  • Promover a contagem oral;
  • Ampliar a identificação de numerais,
  • Desenvolver o trabalho com o uso de gráficos.


Estratégias:
Por meio de uma pesquisa, elaborar um gráfico onde os alunos irão visualizar as cantigas de roda mais conhecidas pelos pais e familiares.

NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivos Específicos:
  • Promover o resgate cultural das cantigas de roda;
  • Reconhecer-se como membro de uma família,
  • Participar de manifestações culturais.

Estratégias:
  • Propiciar aos alunos momentos de brincadeiras de roda para conhecer as cantigas mais apontadas na pesquisa,
  • Envolvimento dos familiares (pesquisa).

CORPO E MOVIMENTO

Objetivos Específicos:
  • Expressar sentimentos por meio do corpo;
  • Ampliar e promover autocontrole,
  • Desenvolver a localização espacial e temporal.

Estratégias:
  • Rodas cantadas;
  • Cantar e gesticular,
  • Brincadeiras.

INTERAÇÃO SOCIAL

Objetivos Específicos:
  • Conhecer e respeitar aas diferenças culturais;
  • Valorizar a própria cultura,
  • Participar das cantigas de roda, ampliando o convívio com os outros.

Estratégia:
  • Rodas cantadas;
  • Brincadeiras,
  • Trabalho em grupo.

AUTONOMIA E IDENTIDADE

Objetivos Específicos:
  • Promover autonomia nas escolhas;
  • Perceber-se como membro de um grupo;
  • Explorar o ambiente;
  • Respeitar e valorizar a cultura do seu grupo,
  • Identificar e manifestar sentimentos.

Estratégias:
  • Participação nas rodas cantadas e nas brincadeiras,
  • Participação na pesquisa realizada com os pais.

ARTE

Objetivos Específicos:
  • Acompanhar ritmos;
  • Reproduzir pequenas coreografias,
  • Ampliar expressões artísticas.

Estratégias:
  • Rodas cantadas,
  • Brincadeiras dirigidas.

Materiais Utilizados:
ü  Papel pardo ou cartolina;
ü  Sulfite;
ü  Lápis e lápis de cor;
ü  Giz de cera;
ü  Papel dobradura;
ü  Cola;
ü  Tesoura;
ü  CD;
ü  Vídeo;
ü  Câmera fotográfica;
ü  Aparelho de som;
ü  Caixa acústica;
ü  Microfone,
ü  Internet.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá no desenvolver das atividades por meio da observação, apontando para a participação dos alunos, tanto no processo de pesquisa, como nos momentos de desenvolvimento das atividades.
CANTIGAS DE RODA

OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver um projeto interdisciplinar, por meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto aos seus familiares, focando o resgate às cantigas de roda.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a oralidade;
  • Reconhecer a função social da escrita,
  • Ampliar o reconhecimento das letras do alfabeto (reconhecer, nomear e grafar).

Estratégias:
  • Cantos e cantigas;
  • Elaboração de pauta fixa;
  • Identificação de palavras/letras em texto,
  • Montagem de palavras.

LINGUAGEM MATEMÁTICA

Objetivos Específicos:
  • Promover a contagem oral;
  • Ampliar a identificação de numerais,
  • Desenvolver o trabalho com o uso de gráficos.


Estratégias:
Por meio de uma pesquisa, elaborar um gráfico onde os alunos irão visualizar as cantigas de roda mais conhecidas pelos pais e familiares.

NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivos Específicos:
  • Promover o resgate cultural das cantigas de roda;
  • Reconhecer-se como membro de uma família,
  • Participar de manifestações culturais.

Estratégias:
  • Propiciar aos alunos momentos de brincadeiras de roda para conhecer as cantigas mais apontadas na pesquisa,
  • Envolvimento dos familiares (pesquisa).

CORPO E MOVIMENTO

Objetivos Específicos:
  • Expressar sentimentos por meio do corpo;
  • Ampliar e promover autocontrole,
  • Desenvolver a localização espacial e temporal.

Estratégias:
  • Rodas cantadas;
  • Cantar e gesticular,
  • Brincadeiras.

INTERAÇÃO SOCIAL

Objetivos Específicos:
  • Conhecer e respeitar aas diferenças culturais;
  • Valorizar a própria cultura,
  • Participar das cantigas de roda, ampliando o convívio com os outros.

Estratégia:
  • Rodas cantadas;
  • Brincadeiras,
  • Trabalho em grupo.

AUTONOMIA E IDENTIDADE

Objetivos Específicos:
  • Promover autonomia nas escolhas;
  • Perceber-se como membro de um grupo;
  • Explorar o ambiente;
  • Respeitar e valorizar a cultura do seu grupo,
  • Identificar e manifestar sentimentos.

Estratégias:
  • Participação nas rodas cantadas e nas brincadeiras,
  • Participação na pesquisa realizada com os pais.

ARTE

Objetivos Específicos:
  • Acompanhar ritmos;
  • Reproduzir pequenas coreografias,
  • Ampliar expressões artísticas.

Estratégias:
  • Rodas cantadas,
  • Brincadeiras dirigidas.

Materiais Utilizados:
ü  Papel pardo ou cartolina;
ü  Sulfite;
ü  Lápis e lápis de cor;
ü  Giz de cera;
ü  Papel dobradura;
ü  Cola;
ü  Tesoura;
ü  CD;
ü  Vídeo;
ü  Câmera fotográfica;
ü  Aparelho de som;
ü  Caixa acústica;
ü  Microfone,
ü  Internet.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá no desenvolver das atividades por meio da observação, apontando para a participação dos alunos, tanto no processo de pesquisa, como nos momentos de desenvolvimento das atividades.
CANTIGAS DE RODA

OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver um projeto interdisciplinar, por meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto aos seus familiares, focando o resgate às cantigas de roda.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a oralidade;
  • Reconhecer a função social da escrita,
  • Ampliar o reconhecimento das letras do alfabeto (reconhecer, nomear e grafar).

Estratégias:
  • Cantos e cantigas;
  • Elaboração de pauta fixa;
  • Identificação de palavras/letras em texto,
  • Montagem de palavras.

LINGUAGEM MATEMÁTICA

Objetivos Específicos:
  • Promover a contagem oral;
  • Ampliar a identificação de numerais,
  • Desenvolver o trabalho com o uso de gráficos.


Estratégias:
Por meio de uma pesquisa, elaborar um gráfico onde os alunos irão visualizar as cantigas de roda mais conhecidas pelos pais e familiares.

NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivos Específicos:
  • Promover o resgate cultural das cantigas de roda;
  • Reconhecer-se como membro de uma família,
  • Participar de manifestações culturais.

Estratégias:
  • Propiciar aos alunos momentos de brincadeiras de roda para conhecer as cantigas mais apontadas na pesquisa,
  • Envolvimento dos familiares (pesquisa).

CORPO E MOVIMENTO

Objetivos Específicos:
  • Expressar sentimentos por meio do corpo;
  • Ampliar e promover autocontrole,
  • Desenvolver a localização espacial e temporal.

Estratégias:
  • Rodas cantadas;
  • Cantar e gesticular,
  • Brincadeiras.

INTERAÇÃO SOCIAL

Objetivos Específicos:
  • Conhecer e respeitar aas diferenças culturais;
  • Valorizar a própria cultura,
  • Participar das cantigas de roda, ampliando o convívio com os outros.

Estratégia:
  • Rodas cantadas;
  • Brincadeiras,
  • Trabalho em grupo.

AUTONOMIA E IDENTIDADE

Objetivos Específicos:
  • Promover autonomia nas escolhas;
  • Perceber-se como membro de um grupo;
  • Explorar o ambiente;
  • Respeitar e valorizar a cultura do seu grupo,
  • Identificar e manifestar sentimentos.

Estratégias:
  • Participação nas rodas cantadas e nas brincadeiras,
  • Participação na pesquisa realizada com os pais.

ARTE

Objetivos Específicos:
  • Acompanhar ritmos;
  • Reproduzir pequenas coreografias,
  • Ampliar expressões artísticas.

Estratégias:
  • Rodas cantadas,
  • Brincadeiras dirigidas.

Materiais Utilizados:
ü  Papel pardo ou cartolina;
ü  Sulfite;
ü  Lápis e lápis de cor;
ü  Giz de cera;
ü  Papel dobradura;
ü  Cola;
ü  Tesoura;
ü  CD;
ü  Vídeo;
ü  Câmera fotográfica;
ü  Aparelho de som;
ü  Caixa acústica;
ü  Microfone,
ü  Internet.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá no desenvolver das atividades por meio da observação, apontando para a participação dos alunos, tanto no processo de pesquisa, como nos momentos de desenvolvimento das atividades.

Um comentário: